Início » SP Mulher promove eventos do Protocolo Não se Cale em Jaú e Bauru

SP Mulher promove eventos do Protocolo Não se Cale em Jaú e Bauru

Ação faz parte da agenda da macrocampanha de 21 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher

A Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher de São Paulo realizou nesta quinta-feira (23), dois eventos do Protocolo Não se Cale nos municípios de Jaú e Bauru, dentro da agenda da 1ª macrocampanha estadual pelos “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”. A iniciativa faz parte das ações para conscientizar a população sobre a importância de proteger as mulheres.

No evento em Jaú, realizado no Sincomércio,  a secretária de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes, enfatizou a necessidade de conscientizar a população sobre os diversos tipos de agressões contra o público feminino.   “Precisamos informar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres e para isso estamos nos dedicando a implantar o protocolo Não se Cale em todo o Estado para que os estabelecimentos nos apoiem nessa causa. É necessário ser a voz das mulheres que estão silenciadas diante de situações violentas”, afirma.

A secretária municipal de Políticas Públicas para a Mulher de Jaú, Cândida Ferreira, ressaltou a importância do movimento de união contra a violência. “Estamos unidas para propagar esta causa. Pela primeira vez, temos uma Secretaria no Estado que cuida da mulher junto com a Prefeitura. É o que temos feito: acolher e auxiliar as mulheres e seus filhos com políticas públicas”, destacou.

Participaram também da solenidade, o prefeito de Jaú, Ivan Cassaro, o defensor público Luis Gustavo Fontanelli Alves da Silva, o delegado seccional Euclides Salviato, o tenente-coronel PM, Márcio Michelassi,  entre outras autoridades.

Após o evento, a equipe visitou a Casa da Mulher Jauense, serviço que acolhe mulheres em situação de violência com atendimento de profissionais multidisciplinares de assistência social, psicólogo, enfermeira e encaminhamentos para as redes de saúde, segurança e assistência social.

Protocolo Não se Cale em Bauru

Em Bauru, o evento aconteceu no Auditório do Centro Administrativo da Secretaria Municipal de Planejamento. A secretária Sonaira Fernandes  apresentou o fluxo do protocolo Não se Cale ao público presente, composto pelos setores de gastronomia, entretenimento e lazer. Ela destacou que o protocolo foi desenvolvido dentro da Secretaria de Políticas para a Mulher, sendo o primeiro ponto de contato para as mulheres no Estado, e ressaltou as ações implementadas para garantir a segurança e o bem-estar das mulheres nos estabelecimentos.

A prefeita Suéllen Rosim destacou que as instituições públicas estão trabalhando em conjunto para a questão das mulheres. “Estamos caminhando lado a lado com os poderes executivo e legislativo para ampliar as políticas públicas para as mulheres na região”, disse. A cerimônia contou com a presença  do presidente da Câmara Municipal, vereador Wanderley Rodrigues Jr e da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucia Rosim.