A Secretaria de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo realizou nesta terça-feira (31), no Campus Vergueiro da Universidade Nove de Julho (Uninove), evento de encerramento do “Outubro Rosa”, concluindo as atividades de promoção da saúde e prevenção do câncer de mama realizadas no decorrer do mês.
A secretária de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes, destacou a importância das ações da pasta no período. “Iniciamos o mês em São Sebastião, lançando o Outubro Rosa para fornecer informações sobre medidas de prevenção à saúde da mulher, incentivar exames preventivos e fornecer orientações e serviços para fortalecer a autonomia. Agradeço a todas as parcerias que tornaram essa programação possível. Estamos construindo uma rede de apoio para humanizar o atendimento e auxiliar as mulheres”, enfatizou a secretária ao comentar o impacto das violências na autoestima e no cuidado com a saúde.
A médica e vice-prefeita do Guarujá, Adriana Machado, ministrou uma palestra sobre o câncer de mama e os exames para detecção da doença, como a mamografia. “É fundamental realizar os exames preventivos, pois o câncer de mama tem cura. 90% das pacientes diagnosticadas precocemente são curadas. Apesar de ser desconfortável, o exame é indispensável. Outubro é um mês apropriado para refletir, porque o ano está acabando e nos perguntamos se fizemos os exames”, orientou.
Mais de cem representantes de órgãos públicos estaduais, municipais e da Uninove participaram da cerimônia desta manhã, marcando o encerramento da campanha “Outubro Rosa – Movimento Mulher Saudável”.
A iniciativa começou entre os dias 2 a 6 de outubro, na Vila de Passagem, em São Sebastião, cidade do Litoral Norte afetada por fortes chuvas no início do ano. A programação durou quatro dias, incluindo atividades voltadas à promoção da saúde, como palestras e orientações sobre autocuidados, workshops sobre empregabilidade e empreendedorismo, além de serviços de cadastro e intermediação de empregos.
Também foram ofertados 240 exames de mamografia por meio da Carreta Mulheres de Peito, da Secretaria de Estado da Saúde, que permaneceu no município de 6 a 14 de outubro. As palestras e cursos atraíram 371 participantes e foram distribuídas 700 refeições pelo programa Bom Prato.
No decorrer de outubro, a SP Mulher lançou e divulgou a cartilha “Violência Doméstica e Familiar”, que apresenta informações de maneira didática sobre os tipos de violências, formas para identificar e denunciar agressores e a relação de serviços públicos que atuam no acolhimento e suporte às vítimas.