No dia 27 de março, aconteceu a 5ª reunião do grupo de trabalho (GT) coordenado pela Secretaria de Políticas para a Mulher, que ocorre periodicamente com o objetivo discutir a integração das políticas públicas voltadas para o combate ao feminicídio. Foram apresentados avanços no desenvolvimento de um banco de dados e na utilização de ferramentas digitais para otimização dos atendimentos.
Foi destacada, também, a importância de unificar registros para evitar a revitimização das mulheres, promovendo a transversalidade das políticas públicas entre diferentes secretarias, como Assistência Social, Segurança Pública, Educação, entre outras. O uso do aplicativo SP Mulher Segura, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública, também foi debatido como uma ferramenta importante para o rastreamento das vítimas e a integração das ações das diversas pastas.
“A integração de dados e ferramentas digitais é essencial para garantirmos um atendimento mais ágil e eficiente às mulheres em situação de violência. Unificar registros entre as secretarias fortalece a proteção, garantindo que nenhuma mulher fique sem assistência”, afirma Valéria Bolsonaro, secretária de Políticas para a Mulher.
O representante da Secretaria Estadual de Saúde, José Joaquim Rodrigues Filho, destacou as iniciativas da pasta no enfrentamento à violência contra a mulher, como a disponibilização de informações sobre violência no site da secretaria e a importância de parcerias para garantir o acesso a serviços médicos e psicológicos .
Estiveram presentes na reunião as secretarias da Agricultura e Abastecimento, Pessoa com Deficiência, Segurança Pública, Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Comunicação, Justiça e Cidadania, Casa Civil, além do Ministério Público e Defensoria Pública.
Esses esforços conjuntos reforçam o compromisso do governo estadual em fortalecer as redes de apoio e ampliar a proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade.