Secretaria da Mulher

@SECRETARIAMULHERSP

Início » Primeira Casa da Mulher Paulista é inaugurada em Pederneiras

Primeira Casa da Mulher Paulista é inaugurada em Pederneiras

Governo de SP investiu R$ 765 mil para implantação de equipamento exclusivo para suporte ao público feminino

Cozinha da Casa da Mulher Paulista de Pederneiras

A Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher de São Paulo participou nesta quarta-feira (11) da inauguração da primeira Casa da Mulher do Estado, em Pederneiras. A iniciativa contou com investimento de R$ 765 mil da Secretaria Estadual de Governo e Relações Institucionais, e é fruto de parceria com a Prefeitura e outros órgãos parceiros.

A secretária executiva de Políticas para a Mulher de SP, Teresinha Neves, avaliou a importância do serviço. “Essa casa mostra que estamos cada vez mais atuantes na defesa e proteção das mulheres paulistas. Muitas vezes, as mulheres não têm estrutura para sair da situação de violência e a função deste espaço é proporcionar ao público feminino acolhimento em diversos aspectos, de maneira transversal”, afirmou a gestora.

O equipamento será dedicado à proteção, ao acolhimento, à capacitação e à orientação das mulheres em direção ao mercado de trabalho, além de fornecer suporte jurídico e psicológico para recuperação de autonomia e confiança.

Já o Subsecretário de Relacionamento com Municípios da Secretaria de Governo paulista, Rubens Cury, comentou sobre a relevância da atuação de cada município em prol desse público. “É preciso que cada um cumpra o seu papel para que a pauta da mulher esteja em evidência e juntos poderemos transformar diversas realidades em todos os cantos de São Paulo”, destacou.

A cidade de Pederneiras tem aproximadamente 45 mil habitantes, segundo o IBGE. Atualmente, está sob gestão da prefeita Ivana Maria Bertolini Camarinha, que relatou o orgulho dessa entrega e classificou a Casa da Mulher como um “instrumento para romper o estigma da vergonha em procurar ajuda para sair de situações de violência. Queremos resgatar a autoestima delas e ajudá-las a desenvolver seus potenciais”.

Também participaram a secretária municipal de Assistência Social do Município, Leticia Melchiades, e a presidente do Conselho da Mulher de Pederneiras, Simone Rascachi. Ambas pontuaram o papel do novo serviço para realização de cursos financeiros, compartilhamento de experiências e união entre as pederneirenses.

Durante a agenda no interior, a comitiva visitou o Centro de Referência em Atenção à Mulher (CRAM) em Jaú para conhecer as políticas municipais promovidas destinadas a esse público, acompanhada da secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Jaú, Cândida Ferreira.