Início » Casa da Mulher Paulista é inaugurada em Araçatuba e Santa Fé do Sul

Casa da Mulher Paulista é inaugurada em Araçatuba e Santa Fé do Sul

Equipamento fornece proteção, acolhimento e capacitação profissional para recuperação de autonomia

A Secretaria de Políticas para a Mulher inaugurou, nesta quarta-feira (20), a Casa da Mulher Paulista em Araçatuba. Este é o nono equipamento inaugurado no Estado. A iniciativa conta com investimento de R$ 765 mil da Secretaria Estadual de Governo e Relações Institucionais, fruto de parceria com as Prefeituras e outros órgãos.

A secretária estadual de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes, esteve presente na inauguração e destacou a importância do equipamento. “Neste mês de março realizamos muitas entregas para as mulheres. A Casa da Mulher Paulista é mais uma iniciativa que cria uma rede de apoio para mulheres em situação de violência e vulnerabilidade. A entrega deste equipamento traz uma luz no fim do túnel para que as mulheres recuperem sua autonomia e sua confiança”, declarou.

O equipamento será dedicado à proteção, ao acolhimento, à capacitação e à orientação das mulheres em direção ao mercado de trabalho, além de fornecer suporte jurídico e psicológico para recuperação de autonomia e confiança. A ação faz parte da campanha do mês da mulher “São Paulo por Todas”.

Também estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges; a vice-prefeita, Edna Flor; e a secretária municipal de Assistência Social, Suzeli Denys de Oliveira.

“É com muita responsabilidade que construímos tudo isso. Este projeto, que é uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Araçatuba, é essencial para mudarmos a realidade de muitas mulheres”, destacou o prefeito.

Casa de Santa Fé do Sul

Ainda, pela manhã, a Secretaria inaugurou a Casa da Mulher Paulista do município de Santa Fé do Sul. Na ocasião, a primeira-dama, Elaine Mura, a presidente da Câmara Municipal, Paula Toppan, e a secretária municipal de Assistência Social, Silvia Almeida, estiveram presentes.

Neste mês, o Governo do Estado de São Paulo inaugurou Casas da Mulher Paulista nos municípios de Osvaldo Cruz, Ribeirão Corrente, Águas da Prata, Cristais Paulista e São Bento do Sapucaí.

Em 2023, a Secretaria de Políticas para a Mulher realizou a inauguração das duas primeiras Casas da Mulher Paulista: a Casa de Pederneiras, no mês de outubro, e em Barretos, no mês de novembro.