Início » SP Mulher leva Protocolo Não se Cale na Câmara Municipal de São Paulo

SP Mulher leva Protocolo Não se Cale na Câmara Municipal de São Paulo

Ação integra campanha “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”

A Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher realizou, nesta sexta-feira (08), a Caravana do Protocolo Não se Cale na Câmara Municipal de São Paulo.

O objetivo do evento foi articular com as autoridades e servidores para impulsionar a adesão por parte dos estabelecimentos e profissionais dentro do prazo definido em lei – 1º  trimestre de 2024.

A secretária executiva da SP Mulher, Teresinha Neves, apresentou o fluxo de acolhimento definido por lei. “É importante que nós falemos o tempo todo sobre o fim da violência contra a mulher e é o que estamos fazendo aqui, dialogando e tirando dúvidas para que mais pessoas estejam conscientes das políticas disponíveis sobre o assunto. O protocolo veio com o objetivo de orientar e não punir os estabelecimentos, porém a fiscalização começará no primeiro trimestre do próximo ano”, disse.

A ação faz parte dos “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, a primeira macrocampanha estadual de combate à violência, que vai até 11 de dezembro.

Realizada por diversos atores da sociedade civil e do poder público, a mobilização visa conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressões contra meninas e mulheres em todo o mundo.

Entenda o protocolo

O protocolo Não se Cale foi lançado pelo Governo de SP em agosto para reforçar as estratégias de proteção das mulheres em espaços privados e públicos, padronizando formas de acolhimento e suporte às vítimas.

Ele estabelece medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco em bares, restaurantes, boates, casas noturnas, eventos e demais tipos de estabelecimentos especificados pela lei estadual 17.621/2023 e pelo decreto 67.856.

A mulher pode pedir ajuda tanto verbalmente quanto pelo gesto de socorro, que é conhecido mundialmente e pode ser feito com apenas uma mão: palma aberta para cima, polegar flexionado ao centro e dedos fechados em punho.

Diante da solicitação de ajuda ou situação suspeita, os profissionais capacitados deverão acolher a vítima em espaço reservado e seguro – longe do agressor – e oferecer acompanhamento até o veículo que a levará embora em segurança.

Se necessário, a polícia ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) poderão ser chamados, respeitando sempre a decisão da mulher, que deve ser orientada sobre a rede de apoio oferecida pelo poder público.

O cumprimento da legislação será fiscalizado pelo Procon-SP. Eventuais infrações podem resultar em multa, suspensão do serviço ou atividade e até interdição, nos termos estipulados pelo Código de Defesa do Consumidor.

*Sobre o curso*

A capacitação pode ser realizada conforme ritmo e disponibilidade de cada profissional, tem como prioridade aqueles que atuam nos setores de gastronomia, entretenimento e lazer, além dos que trabalham em áreas de segurança, assistência social e saúde. Contudo, trabalhadores de outras áreas também poderão ocupar as 1,5 milhão de vagas disponibilizadas pelo Governo de São Paulo.

É obrigatória por lei para quem trabalha em bares, restaurantes, casas de eventos, espetáculos e similares e deverá ser concluída até o primeiro trimestre por todos os setores, de acordo com a Resolução nº 5/2023. A certificação dos profissionais é exigida pelas leis 17.621/2023 e 17.635/2023 e decreto 67.856/2023.

Para outras informações, acesse: https://mulher.sp.gov.br/naosecale