Secretaria da Mulher

Secretaria de Políticas para a Mulher

@SECRETARIAMULHERSP

Início » Secretaria de Políticas para a Mulher realiza Fórum Itinerante em Peruíbe  para Prevenção e Combate à Violência contra a Mulher
Share

Secretaria de Políticas para a Mulher realiza Fórum Itinerante em Peruíbe  para Prevenção e Combate à Violência contra a Mulher

Divulgação: Governo do Estado de São Paulo

Em sua quinta edição pelo interior do Estado, gestores e população da região participaram da programação com palestras e debates sobre o tema

O Fórum Itinerante de Prevenção e Combate à Violência contra a Mulher, organizado pela Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher, teve continuidade nesta quinta-feira (22), em Peruíbe. O evento foi realizado na Câmara Municipal e contou com a participação de 102 gestores públicos do município e da região. Também estiveram presentes representantes dos municípios de Itanhaém e Itariri.

Com o intuito de identificar e combater os principais tipos de violência que afetam as mulheres e como acontecem os ciclos destas agressões, os fóruns pelo Estado visam conscientizar sobre a importância do enfrentamento da violência contra a mulher e orientar acerca dos principais tipos de violência, destacando formas eficazes de combatê-las, além de impulsionar a implementação de políticas públicas e a criação de estruturas municipais direcionadas ao público feminino.

A secretária estadual de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes, enfatizou a necessidade da implementação das Organizações de Políticas para as Mulheres (OPMs) nos municípios. “Precisamos construir uma política em conjunto com todas as instâncias porque a mulher violentada vive num ciclo de dependência do agressor, tanto financeira quanto emocional. Estamos indo aos municípios para estabelecer estruturas e políticas abrangentes destinadas ao público feminino, com o objetivo de aprimorar o atendimento às mulheres paulistas”, afirmou a secretária.

O evento contou com a presença do prefeito da cidade, Luiz Maurício, do presidente da Câmara Municipal, vereador Paulinho da TV, da  vereadora Socorro Mendonça, da comissão das mulheres, da secretária Municipal de Saúde, Ana Paula Cardoso Lopes Rodrigues, e representantes da sociedade civil.

Fórum da Mulher Paulista e Fórum Itinerante

O I Fórum da Mulher Paulista, realizado em setembro de 2023 no Memorial da América Latina, em São Paulo, reuniu mais de mil gestores comprometidos em impulsionar o enfrentamento à violência e fortalecer a rede de proteção à mulher.

O Fórum Itinerante de Prevenção e Combate à Violência contou com quatro edições anteriores, em Birigui e Várzea Paulista, ambas no mês de novembro de 2023, e em fevereiro deste ano, em Araras e Analândia.

A Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher preparou materiais com insumos e orientações para a criação de OPMs (Organizações de Políticas para a Mulher) em todos os municípios, disponíveis no site da SP Mulher. Para acessar, visite: https://www.mulher.sp.gov.br/legislacao/