Início » Secretaria de Políticas para a Mulher promove Fóruns Itinerantes de Prevenção e Combate à Violência em Araras e Analândia

6ª edição do evento reuniu gestores e comunidade, destacando a importância do enfrentamento à violência e impulsionando a criação de estruturas municipais para atendimento às mulheres

Nesta quarta-feira (21), os municípios de Araras e Analândia foram palco do Fórum Itinerante de Prevenção e Combate à Violência contra a Mulher, organizado pela Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher de São Paulo. O evento teve como foco a abordagem dos diversos tipos de violência que afetam as mulheres, bem como a compreensão dos ciclos dessas agressões.

O objetivo das caravanas pelos municípios é conscientizar sobre a importância do enfrentamento da violência contra a mulher e orientar acerca dos principais tipos de violência, além de destacar formas eficazes de combatê-las. O Fórum Itinerante também visa impulsionar a implementação de políticas públicas e a criação de estruturas municipais direcionadas ao público feminino.

A secretária estadual de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes, esteve presente em ambos os eventos enfatizando a necessidade da implementação das Organizações de Políticas para as Mulheres (OPMs) nos municípios. “O Governo do Estado tem trabalhado em estreita colaboração com os gestores municipais para estabelecer estruturas e políticas abrangentes destinadas ao público feminino, com o objetivo de aprimorar o atendimento às mulheres paulistas”, afirmou a secretária.

Em Araras, o evento contou com a participação do prefeito, Pedro Eliseu Filho, secretário municipal de Governo, Alexandre Faggion Castagna, delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher, Evelyn Kafa Loiola Domiate, capitã da Polícia Militar,  Tárcila de Miranda Santos e a mãe da homenageada da Casa da Mulher Paulista, Ivone Angleri. 13 municípios da região, também participaram do Fórum.

No período da tarde, em Analândia, o prefeito Rogério Conceição participou do fórum, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Aparecida Rute Rodrigues de Sousa Piccini, da primeira-dama Cristiane da Silva dos Santos, além de cinco municípios da região.

Fórum da Mulher Paulista e Fórum Itinerante

O I Fórum da Mulher Paulista, realizado em setembro no Memorial da América Latina, em São Paulo, reuniu mais de mil gestores comprometidos em impulsionar o enfrentamento à violência e fortalecer a rede de proteção à mulher.

O Fórum Itinerante de Prevenção e Combate à Violência também já teve duas edições anteriores, em Birigui e Várzea Paulista, ambas no mês de novembro de 2023.

A secretaria preparou materiais com insumos e orientações para a criação de OPMs (Organizações de Políticas para a Mulher) em todos os municípios, disponíveis no site da SP Mulher. Para acessar, visite: https://www.mulher.sp.gov.br/legislacao/