Secretaria da Mulher

Secretaria de Políticas para a Mulher

@SECRETARIAMULHERSP

Início » Secretaria de Políticas para a Mulher participa de 10ª edição do Cosud e debate violência
Share

Secretaria de Políticas para a Mulher participa de 10ª edição do Cosud e debate violência

Divulgação: Governo do Estado de São Paulo

Grupo de Trabalho também discutiu ampliação de políticas públicas regionalizadas e sistema interestadual de Direitos Humanos

A Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher participou da 10ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), que ocorreu entre 29 de fevereiro e 2 de março, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e teve como tema a Segurança Pública e as Mudanças Climáticas.

O Grupo de Trabalho de Direitos Humanos, Juventude e Políticas para a Mulher deu continuidade aos debates realizados na 9ª edição do Consórcio, em São Paulo, e teve como foco o combate à violência contra a mulher.

Como possíveis soluções para combater o feminicídio, foi discutido um pacto interinstitucional de combate às violências contra as mulheres, a partir dos eixos de prevenção, enfrentamento e acolhimento, bem como um compromisso de intermediação política para fortalecimento das políticas para as mulheres.

Na ocasião também foram debatidos a criação de um Sistema Interestadual de Redes em Direitos Humanos, a criação de observatórios integrados, com vistas à adoção de políticas públicas regionalizadas, a ampliação da governança local da juventude, acessibilidade nos canais de comunicação do governo e um pacto antirracista do Cosud.

Estiveram representando a SP Mulher a chefe de Gabinete, Vanessa Donatelli, e a coordenadora de Projetos, Kate Maciel. Também estiveram presentes a – Deputada Estadual por São Paulo e Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, Valeria Bolsonaro, a Chefe de Gabinete da Deputada, Raquel Berti, além de representantes de pauta da Mulher dos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.