Início » Medalha Mérito Ana Terra homenageia mulheres que foram destaques por serviços prestados no Estado de SP

A honraria foi concedida para mais de cem mulheres que prestaram relevantes serviços à população paulista

A Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher e o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) realizaram, nesta terça-feira (12), a cerimônia da medalha Mérito Ana Terra, no Memorial da América Latina. A outorga da medalha é uma homenagem às mulheres civis e militares que tenham se destacado em suas atividades e são símbolo de coragem, força e resiliência. Mais de cem mulheres foram homenageadas..

A Medalha Mérito Ana Terra, instituída pelo Decreto 62.324, de dezembro de 2016, é uma honraria concedida anualmente a mulheres que, além de superarem desafios diários, trazem esperança de uma vida melhor a todos, bem como personalidades que se destacam em seu trabalho em prol das mulheres.

A secretária da SP Mulher, Sonaira Fernandes, agradeceu a parceria com o Instituto. “É com grande honra que hoje nós homenageamos mais de 100 mulheres que personificam o espírito de Ana Terra, a personagem Sorocabana, do escritor Érico Veríssimo que vai para o sul do país fazer a vida e, como tantas outras mulheres, ajudar a construir o Brasil”, disse a secretária. “A história da Ana Terra se parece com as de muitas mulheres aqui e eu também me identifico porque ela saiu de um lugar e foi para um outro. Assim aconteceu comigo. Eu saí do estado da Bahia e vim para São Paulo em busca de uma oportunidade”, completou.

Ana Terra é uma personagem fictícia da trilogia literária “O Tempo e o Vento”, de Érico Veríssimo. O autor protagonizou a personagem em seu primeiro volume do “O Continente”. Na trama, Veríssimo descreve os desafios enfrentados pela família na colonização do Rio Grande do Sul. Nascida em Sorocaba, Ana Terra e sua família estabeleceram residência nos pampas, tornando-se participantes ativos no complexo cenário histórico da região.

Participaram da composição da mesa a presidente do Núcleo Feminino de Apoio do IHGGS, Maria Dorotea Senger; a deputada estadual Edna Macedo; a desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo, Débora Vanessa Caus Brandão; a procuradora da Justiça Federal, Ryanna Pala Veras; a coronel Silvia Natalia Soares Menezes da Silva, chefe da Coordenadoria de Administração do IV Comar; o presidente da Associação de Assistência Social dos Policiais Militares do Estado de São Paulo (ASPOMIL), tenente Dirceu Cardoso Gonçalves; o  presidente da Sociedade Veteranos de 32 ( MMDC), Carlos Romagnoli; o empresário Moacir de Gaspi; a jornalista e apresentadora da TV Record, Fabiana Oliveira.

A cerimônia contou também com a presença do comandante militar do Sudeste, general de Exército Guido Amin Naves; do deputado federal Coronel Telhada; do deputado estadual Capitão Telhada; de João Tomás do Amaral, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; da diretora da Defesa Civil do Estado, major Cláudia Andréia Bemi, além de outras autoridades e representantes da sociedade civil.