Secretaria da Mulher

Secretaria de Políticas para a Mulher

@SECRETARIAMULHERSP

Início » Medalha Mérito Ana Terra homenageia mulheres que foram destaques por serviços prestados no Estado de SP
Share

Medalha Mérito Ana Terra homenageia mulheres que foram destaques por serviços prestados no Estado de SP

Divulgação: Governo do Estado de São Paulo

A honraria foi concedida para mais de cem mulheres que prestaram relevantes serviços à população paulista

A Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher e o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) realizaram, nesta terça-feira (12), a cerimônia da medalha Mérito Ana Terra, no Memorial da América Latina. A outorga da medalha é uma homenagem às mulheres civis e militares que tenham se destacado em suas atividades e são símbolo de coragem, força e resiliência. Mais de cem mulheres foram homenageadas..

A Medalha Mérito Ana Terra, instituída pelo Decreto 62.324, de dezembro de 2016, é uma honraria concedida anualmente a mulheres que, além de superarem desafios diários, trazem esperança de uma vida melhor a todos, bem como personalidades que se destacam em seu trabalho em prol das mulheres.

A secretária da SP Mulher, Sonaira Fernandes, agradeceu a parceria com o Instituto. “É com grande honra que hoje nós homenageamos mais de 100 mulheres que personificam o espírito de Ana Terra, a personagem Sorocabana, do escritor Érico Veríssimo que vai para o sul do país fazer a vida e, como tantas outras mulheres, ajudar a construir o Brasil”, disse a secretária. “A história da Ana Terra se parece com as de muitas mulheres aqui e eu também me identifico porque ela saiu de um lugar e foi para um outro. Assim aconteceu comigo. Eu saí do estado da Bahia e vim para São Paulo em busca de uma oportunidade”, completou.

Ana Terra é uma personagem fictícia da trilogia literária “O Tempo e o Vento”, de Érico Veríssimo. O autor protagonizou a personagem em seu primeiro volume do “O Continente”. Na trama, Veríssimo descreve os desafios enfrentados pela família na colonização do Rio Grande do Sul. Nascida em Sorocaba, Ana Terra e sua família estabeleceram residência nos pampas, tornando-se participantes ativos no complexo cenário histórico da região.

Participaram da composição da mesa a presidente do Núcleo Feminino de Apoio do IHGGS, Maria Dorotea Senger; a deputada estadual Edna Macedo; a desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo, Débora Vanessa Caus Brandão; a procuradora da Justiça Federal, Ryanna Pala Veras; a coronel Silvia Natalia Soares Menezes da Silva, chefe da Coordenadoria de Administração do IV Comar; o presidente da Associação de Assistência Social dos Policiais Militares do Estado de São Paulo (ASPOMIL), tenente Dirceu Cardoso Gonçalves; o  presidente da Sociedade Veteranos de 32 ( MMDC), Carlos Romagnoli; o empresário Moacir de Gaspi; a jornalista e apresentadora da TV Record, Fabiana Oliveira.

A cerimônia contou também com a presença do comandante militar do Sudeste, general de Exército Guido Amin Naves; do deputado federal Coronel Telhada; do deputado estadual Capitão Telhada; de João Tomás do Amaral, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; da diretora da Defesa Civil do Estado, major Cláudia Andréia Bemi, além de outras autoridades e representantes da sociedade civil.