Secretaria da Mulher

Secretaria de Políticas para a Mulher

@SECRETARIAMULHERSP

Início » Casa da Mulher Jauense promove iniciativas de prevenção ao câncer durante o mês Outubro Rosa
Share

Casa da Mulher Jauense promove iniciativas de prevenção ao câncer durante o mês Outubro Rosa

Diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento; SP Mulher esteve em ação gratuita para a realização de autoexame

As mulheres podem realizar o autoexame de mamas durante a campanha anual de alerta ao câncer de mama

A Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher visitou, na última quarta-feira (11), o Centro de Referência e Atenção às Mulheres (CRAM) “Maria Antonia Sinatura Barros”, em Jaú. O equipamento, além de atuar no combate à violência doméstica e familiar, também promove atenção à saúde da mulher.

A secretária executiva de Políticas para a Mulher de SP, Teresinha Neves, destaca o amplo leque de serviços oferecidos. “É uma alegria conhecer toda a estrutura do espaço e também os diversos serviços que vão desde atendimento jurídico a oficinas de pintura e atendimento médico. É um local que possibilita amplo acolhimento. As mulheres jauenses estão de parabéns pelo trabalho que vem sendo desenvolvido”, avaliou.

Por uma iniciativa do CRAM, no mês de outubro, as mulheres podem realizar o autoexame de mamas durante a campanha anual de alerta ao câncer de mama e à importância do diagnóstico precoce. O serviço é oferecido no 2º piso do Jaú Shopping, das 12h às 18h, e é gratuito ao público. No mesmo espaço, é possível doar lenços e cabelos, além de manusear mamas de silicone, normais e acometidas pelo câncer, para tornar mais concreto alguns sinais da doença.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Jaú, Cândida Ferreira Magalhães, revela que o objetivo da campanha é disseminar informações para que cada vez mais mulheres realizem anualmente os exames nas mamas. “A gente quer fazer algo a mais, pois sabemos que o público feminino ainda sente vergonha de realizar o autoexame. Por isso as ações do Outubro Rosa são tão importantes: ajudam a salvar vidas”, disse.

Regina Stefanin está curada há 6 meses e faz um depoimento: “como já passei por isso, sei da importância do diagnóstico precoce. Quando atrasei em três meses o exame anual, acabei descobrindo um nódulo durante o banho”, relatou a participante. “Precisamos estar atentas. Quanto mais cedo a gente descobre, maiores são as chances de cura. Hoje não tenho mais câncer”, completou.

Roslene Ometto teve a doença duas vezes. “O primeiro câncer, descobri após uma mamografia e o segundo através do toque durante o banho. Ambos foram descobertos cedo, o que foi determinante para o sucesso do tratamento. É um grande impacto, mas unidas temos mais forças para encarar todo o processo”, concluiu.