A Secretaria de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo realizou no dia (31), na Faculdade Campos Salles, o evento “Agosto Lilás – Protocolo Não se Cale”. Na ocasião, além do balanço do mês de conscientização no combate contra à violência contra a mulher, foi anunciado 1º censo de inscritos no curso de combate à violência contra mulher para a capacitação dos profissionais das áreas de entretenimento, gastronomia e lazer.
O encontro teve a presença da primeira-dama do Estado de São Paulo e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas; secretária de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes; primeira-dama da Cidade de São Paulo, Regina Nunes e a vereadora de Cajati, Rosangela Rodrigues.
“Fazer a inscrição e o curso é mais que cumprir a lei: demonstra, na prática, o respeito e compromisso com a segurança das mulheres. Pedimos que todos os estabelecimentos e suas equipes que se inscrevam nos prazos. O curso é rápido, interativo, online e grátis. Somente nossa capacitação gera a certificação oficial que atesta o cumprimento da lei”, explica a Secretária da pasta, Sonaira Fernandes.
Censo
Os números do censo são preliminares e o perfil de participantes será atualizado após o fechamento de cada turma indicada no cronograma. Serão liberadas diversas turmas até o final do ano, com diferentes setores e calendários, seguindo a dinâmica e fracionamento definidos em virtude da dimensão dos setores no território paulista, além da oscilação de profissionais em atuação nos mesmos. Para garantir acesso a todos, no total, foram criadas 1,5 milhões de vagas – prioritárias para quem trabalha nas áreas de entretenimento, gastronomia e lazer, mas que poderão ser ocupadas por outros profissionais interessados no tema.
Na etapa inicial de cadastros, foram contabilizados 11.065 profissionais, no total. Destes, 76,6% informaram estar empregados (8.478), 12,7% declararam não ter vínculo fixo (1.405). Outros 10,7% assinalaram a opção “desempregado” no momento do preenchimento do formulário (1.183).
Sobre o curso
A capacitação é totalmente online, interativa e o aluno pode fazê-la conforme sua disponibilidade e ritmo. O tempo máximo estimado para a conclusão do curso é de 30 horas, com calendário organizado por grupos (confira abaixo).
As aulas da segunda turma começam no dia 1º de outubro, com módulos sobre conscientização, fluxos de atendimento e rede de proteção, agregando conteúdos didáticos nas áreas de Segurança, Saúde e Assistência. Depois da conclusão, o profissional recebe um certificado oficial e autenticado, garantindo que o estabelecimento onde trabalha possa obter futuramente o Selo e Prêmio Estabelecimento Amigo da Mulher.
O conteúdo foi preparado pelo Governo de São Paulo em parceria com a Univesp e a TV Cultura. Veja o calendário:
Turma II – Bares, Restaurantes e similares e demais estabelecimentos
Início em 01/10/2023
Término em 01/11/2023
Turma III – Remanescentes de Bares, Restaurantes e similares e demais estabelecimentos
Início em 01/12/2023
Término em 01/01/2024